E aí, tudo bem com você?
Se você entrou para o meio do Marketing Digital, com certeza você já ouviu falar sobre Avatar ou Persona. Mas afinal, o que é isso?
É a junção das principais características da maioria dos clientes do seu nicho combinado em uma única pessoa.
Quanto mais informações em comum melhor porém, dê atenção nas características mais relevantes, e a partir dessas informações faça sua comunicação (marketing direcionado) para essa única pessoa.
Como Descobrir / Analisar o Avatar do meu nicho?
Com comunicação direta, ou seja, interagir com as pessoas do seu nicho.
Faça perguntas simples, faça uma análise, se a maioria são mulheres, homens, qual a idade, etc... também é possível adquirir algumas informações clicando em perfis das redes sociais.
Siga alguns concorrentes e veja os comentários, veja as dores e desejos, clique no perfil da pessoa e leia as descrições, tente descobrir quais seus gostos, faça uma pesquisa.
Caso você já tenha uma audiência seja no YouTube, Instagram, Facebook, Lista de E-mails, você pode perguntar diretamente ao seu público.
Diga que está fazendo um levantamento de dados para criar um conteúdo mais específico e coloque algumas perguntas onde terá relevância para você.
Perguntas eu acho mais relevantes para descobrir seu Avatar
➤ Dados Demográficos: Sexo / Idade / Estado Civil / Profissão / Localização / Etc...
➤ Dores: Qual o seu problema? O que está te incomodando?
➤ Desejos: O que mais busca? O que quer de verdade? Qual seu maior desejo?
➤ O que eles procuram: Onde procuram? Como procuram?
➤ O que eles veem como solução: Quais são as referências para eles?
➤ Saber seus maiores motivadores: O porquê do porquê que eles precisam resolver esse problema
E isso é apenas o começo, as pesquisas serão constantes e quando você começar a criar lista, seguidores, audiência, os dados serão mais concretos.
E você já descobriu o seu Avatar?
Um abraço,
Alan
Comentários
Postar um comentário